Idosos

A terceira idade envolve mudanças estruturais no dia a dia do idoso, relacionadas com a ausência de ocupação profissional, com a diminuição da interação social e com o envelhecimento do corpo que, naturalmente, acarreta limitações ao nível da vitalidade e das capacidades cognitivas e motoras.

As perdas passam, também, a fazer parte da realidade do idoso, fazendo-o vivenciar sentimentos de angústia relativos aos outros e a si mesmo. A terceira idade representa o encerramento de muitos projetos e propicia a avaliação sobre a própria vida, trazendo à tona momentos de frustração relacionados com áreas das suas vidas em que não se sentiram bem sucedidos, acentuando ainda mais a tendência ao isolamento social e desinvestimento das relações. Este conjunto de fatores exige que o idoso esteja em processo de luto permanente, assumindo perdas e deceções que ganham proporções, por vezes, desmedidas, e que levam ao entristecimento e/ou sentimentos de revolta.

O modelo social atual veio diminuir a rede de apoio dos idosos, ao nível familiar e comunitário, tendo em conta a concentração nas grandes cidades que acentua o isolamento social dos idosos e o exigente ritmo profissional dos familiares que, inevitavelmente, não podem proporcionar o apoio e atenção que precisariam, nesta etapa transformadora das suas vidas.

O psicólogo tem atualmente um papel fundamental na promoção do bem estar emocional do idoso, através da intervenção psicológica que ajuda o idoso a construir um processo de consciência da sua vida e do seu futuro, evitando e atuando nos estados depressivos e/ou ansiosos, de forma a melhorar a qualidade de vida do idoso.

A família é muito importante nesta fase de vida, com uma responsabilidade acrescida na perceção do estado de saúde mental do idoso, sendo urgente atuar quando se aperceba de alterações, tais como:

  • Estados depressivos
  • Apatia/ Imobilidade
  • Alterações da memória
  • Irritabilidade
  • Queixas físicas sem causa aparente
  • Alterações do comportamento
  • CONSULTAS DE PSICOLOGIA

    Consultas de psicologia para idosos, para intervenção psicológica.
    Valor: 35€ na 1ª sessão | 30€ sessões seguintes